USAR JÓIAS É PECADO ?


Usar jóias é pecado ?
conclua isto você mesmo, a seguir as passagens na Bíblia que constam o uso de jóias
A mulher que agradava a Deus e escolhida como esposa para Isaque usou joias
(Gênesis 24:53) -  E tirou o servo jóias de prata e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e à sua mãe.
Deus ordena aos sraelitas a pedir jóias aos egípcios
(Êxodo 3:22) -  Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.
(Êxodo 11:2) -  Fala agora aos ouvidos do povo, que cada homem peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, jóias de prata e jóias de ouro.
(Êxodo 12:35) -  Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas.
Mais tarde eles usam o ouro das jóias para fazerem o santuário
(Êxodo 25:2) - Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
(Êxodo 25:3) - E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre,
Isaias compara veste de salvação com uso de jóias
 (Isaías 61:10) -  Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.
Na profecia Deus resgata a Igreja  abençoando com enfeites.
(Ezequiel 16:9) - Então te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo.
(Ezequiel 16:10) - E te vesti com roupas bordadas, e te calcei com pele de texugo, e te cingi com linho fino, e te cobri de seda.
(Ezequiel 16:11) - E te enfeitei com adornos, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao redor do teu pescoço.
(Ezequiel 16:12) - E te pus um pendente na testa, e brincos nas orelhas, e uma coroa de glória na cabeça.
(Ezequiel 16:13) - E assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, e de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, e mel e azeite; e foste formosa em extremo, e foste próspera, até chegares a realeza.
Deus compara os salvos como joias
 (Malaquias 3:17) -  E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.
O povo de Deus trás jóias como oferta a Deus
 (Números 31:50) -  Por isso trouxemos uma oferta ao SENHOR, cada um o que achou, objetos de ouro, cadeias, ou manilhas, anéis, arrecadas, e colares, para fazer expiação pelas nossas almas perante o SENHOR.

.
 (Êxodo 35:22) -  Assim vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, e pendentes, e anéis, e braceletes, todos os objetos de ouro; e todo o homem fazia oferta de ouro ao SENHOR;
(Números 31:50) -  Por isso trouxemos uma oferta ao SENHOR, cada um o que achou, objetos de ouro, cadeias, ou manilhas, anéis, arrecadas, e colares, para fazer expiação pelas nossas almas perante o SENHOR.
Ester que agradou a Deus usava jóias
 (Ester 2:9) -  E a moça pareceu formosa aos seus olhos, e alcançou graça perante ele; por isso se apressou a dar-lhe os seus enfeites, e os seus quinhões, como também em lhe dar sete moças de respeito da casa do rei; e a fez passar com as suas moças ao melhor lugar da casa das mulheres.
Deus amaldiçoa  o povo tirando as jóias mostrando que os que não usavam eram malditos
(Jeremias 2:32) -  Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias.
(Isaías 3:17) - Portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião, e o SENHOR porá a descoberto a sua nudez,
(Isaías 3:18) - Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua,
(Isaías 3:19) - Os pendentes, e os braceletes, as estolas,
(Isaías 3:20) - Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos,
(Isaías 3:21) - Os anéis, e as jóias do nariz,
(Isaías 3:22) - Os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas.
(Isaías 3:23) - Os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus.
(Isaías 3:24) - E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura.
Pedro diz que a beleza da mulher não esteja no exterior, mas no interior não proibindo o uso de jóias, mas provando que elas deveriam ser belas nas duas partes 
(I Pedro 3:3) - O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
(I Pedro 3:4) - Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
(I Pedro 3:5) - Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
(I Pedro 3:6) - Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.
(I Pedro 3:7) - Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
lembre-e de que o pecado da vaidade e luxúria estão intima mentes ligados  ao uso de jóias